sábado, 27 de fevereiro de 2010

- crueldade sútil


Sinto saudades da época em que as pessoas se esbarravam e pediam desculpas, saudades de quando adolescentes se levantavam para idosos sentarem, de quando dar um lugar na fila acontecia de verdade.
Talvez seja a velocidade das coisas que tenha causado tudo isso, não há tempo a se perder, os mais velhos, bem, eles já tiveram a vez deles, não é mesmo?
Não, não é. É ruim isso de apontar defeitos alheios e esbarrar nos próprios.
O fato é que eu ando me escondendo atrás de algumas palavras. Ando dizendo verdades, isso é fato, mas verdades que poderiam ser ditas com mais delicadeza, não custa nada.
Ser sincero é uma coisa, ser crítico ao extremo é outra, tem mais a ver com crueldade, eu penso.
Mas apesar de pensar, acabo dizendo assim mesmo. Saudades da minha delicadeza, das minhas mentiras.
Vai ver a gente vai se acostumando a tomar marteladas que acaba respondendo do mesmo modo, coisa brutal.
Eu queria um manifesto a favor da verdade sútil, um manifesto pelos sorrisos abertos e pelas palavras doces. Conheci um amiga faz pouco tempo e já gosto dela porque ela é doce. Sabe usar as palavras.
Ser doce é tão bom, é ser criticado também, afinal de contas, a gente vive em um mundo tão mais lixo e tem gente ainda que fica pedindo perdão e agradecendo por tudo, que merda, não há tempo para isso!
A delicadeza está fora de moda, fazer oq... Se antes haviam muitas palavras e vários modos de se falar, hoje nos contentamos com 140 caracteres e dane-se o que o outro achar, isso é o que eu penso e pronto. Tudo errado!
Eu quero. Quero tentar ser leve, tentar ser forte mas não ser cruel.
Dá certo, conheço um amigo que é tão forte, a gente olha para ele e enxerga pedras no olhar. Nunca o vi perder a classe, nunca o vi levantar a voz e fazer ofensas e olha que já pediram para ouvir.
Ser delicado, ainda que o mundo pregue o contrário.
Ser delicado, ainda que essa delicadeza signifique engolir alguns sapos em silêncio, sofrer uns arranhões sem revidar. Troquemos as palavras duras por palavras de faces redondas, que o tiro seja de afeto e que as balas perdidas não nos atinjam em cheio.
Enfim, nada melhor do que apenas tentar, ser cruel não é ser forte, ser delicado não é ser fraco, o saber agradar é ser superior a si mesmo, e ser então, forte.
Equalize !

Nenhum comentário: