sexta-feira, 14 de maio de 2010

- defeitos e virtudes


Digamos que continuando a postagem anterior:
Eu me considero distraído, e isso é um defeito, mas eu percebi que sou uma pessoa criativa, capaz de sonhar e ser mais sensível; Se você se considera burro pode ter qualidades como a humildade, disponibilidade para aprender e conpreender o outro e ter desenvolvido a habilidade da empatia. Assim acontece com cada um dos defeitos, assim acontece com cada um de nós. Todas as características do ser humano tem uma razão de ser. Tem dois lados. Também a cada qualidade se pode perceber um defeito correspondente.
Pra mim, os maiores valores estão na essência do ser humano, na sua necessidade interior de ser feliz e que faz cada um ser diferente do outro. Desde que chega ao mundo, o ser humano já possui potencialidades para ser alguém com qualidades e dons para suprir este universo de espaços, ocupações, funções, e relacionamentos. Se não fossem as diversidades como seria a vida? Como amar os outro sem amar a si próprio? Para você e eu resolvermos as falhas na auto-estima é preciso refazer o vínculo de confiança básica (que estamos rompendo agora), com alguém significativo, seja um psicoterapeuta, um professor ou um amigo. Há possibilidades de resgatar a auto-estima. Resgatar isso é aprender a gostar de sua essência, suas emoções, seu espírito e seu corpo como ele é. Para você se atribuir um autoconceito elevado precisa se conhecer melhor e descobrir seu real valor.
Energize!

Nenhum comentário: