sexta-feira, 11 de junho de 2010

- como deveria ser

Como um sonho para mim, o meu papel perfeito seria em ter um modo de viver focado externamente, onde eu lidaria com coisas de forma racional e lógica. Meu modo secundário seria focado internamente, onde eu absorveria os fatos através de cinco sentidos de forma concreta, forma literal.
Queria viver em um mundo da fatos e necessidades concretas. Viver no presente, com meus olhos constantemente analisando o ambiente pessoal para se certificar que tudo está funcionando de forma sistemática. Honraria as tradições da lei e teria um conjunto claro de padrões e crenças. E eu, esperaria o mesmo dos outros, não teria paciência ou compreensão das outras pessoas que não valorizam esses sistemas. Eu seria competente e eficiente, e sem dúvida, gostaria de ver resultados rápidos para meus esforços.
Eu me denominaria responsável. Teria uma visão tão clara da maneira que as coisas deveriam ser, naturalmente que eu passaria sempre pelo papel de líder. Auto-confiante e agressivo são boas características também. Colocando o sonho de lado, sou extremamente talentoso na elaboração de sistemas e planos de ação, sendo capaz de ver medidas que precisam ser tomadas para completar uma tarefa específica. Por muitas vezes sou muito exigente e crítico, porque tenho fortes crenças, me ofendo facilmente e não tenho muita reserva pra me expressar se eu perceber que alguém não está cumprindo minhas normas. Mas, pelo menos, minhas expressões podem ser tomadas em situações de valor nominal porque sou extremamente direito e direto.
Já dentro do sonho, normalmente sou um cidadão modelo, modelo para todos. Levo meus compromissos a sério, sigo meus próprio padrões de 'boa cidadania' com rigor. Basicamente gosto de interagir com pessoas e gosto de me divertir. Posso ser muito violento e divertido em eventos sociais, especialmente em atividades que estão centradas na família, na comunidade e no trabalho.
Preciso sempre estar atento para a tendência a ser demasiado rígido e tornar-me excessivamente detalhista. Se colocarem peso de mais nas minhas crenças não me lembrarei do valor da entrada de novas pessoas, se descuidarem seu lado emocional, posso inadvertidamente machucar os sentimentos das pessoas aplicando lógica e razão as situações, principalmente naquelas que necessitam sensibilidade emocional maior.
Na realidade quando chego no meu limite emocional muitas vezes me isolo dos outros. Me sinto incompreendido e desvalorizado, parece que meus esforços são apenas dados adquiridos sem valor nenhum. Embora eu seja muito verbal e sem problemas pra me expressar, quando  no limite, fico em um tempo difícil de colocar em palavras meus sentimentos para comunica-los.Valorizo muito a segurança e a ordem social acima de tudo, e me sinto obrigado a fazer tudo o que posso para melhorar e conquistar objetivos. Vou cortar a grama, votar, participar de associações de proprietários, reuniões de casa; Farei tudo que puder para promover a segurança pessoal e social.
Sempre mostro um grande esforço em quase tudo que faço. Faço de tudo que acho que deve ser feito no meu trabalho e nas minhas relações com uma boa quantidade de energia. Estou consciente, prático, realista e seguro. Faço obedientemente tudo o que é importante para uma causa ou objetivo, naturalmente não posso ver ou valorizar a importância dos objetivos que estão fora do meu alcance prático. No entanto, às vezes sou capaz de ver a relevância de tais objetivos aos interesses práticos, pode apostar que vou colocar todos meus esforços para compreende-los e incorpora-los em minha busca pela clareza e segurança.
Equalize and Energize !

*Obs: baseado no texto The Guardian sobre um ESTJ, e sinceramente me conveem muito. *-*

Nenhum comentário: